Uma figura ímpar que nada mais fazia do que cuidar da Pátria. “Nada mais fazia”, que expressão pobre para expressar, em palavras, o que esse ser significa para a vida cotidiana das pessoas.
Um ser que, sem capa ou superpoderes, vai à luta todos os dias para que você possa desfrutar de seu final de semana em família. Para que consigas caminhar à beira-mar, sentindo o doce e fresco vento que sopra em nossos belos campos. Isso sem esquecer do bom e velho churrasco com os amigos e familiares. O passeio no shopping e, porque não, um bom filme.
Não sei como ainda pode existir pessoas, homens e mulheres, que querem exercer essa profissão. Esse ofício tão desvalorizado por este país que os honra como merecem. Infelizmente, nosso país desvaloriza essa profissão. Não enxerga o quão importante é. Não percebe por quais mazelas, ainda mais, poderia estar passando se não fossem eles.
Não importa de qual força seja. Não importa se é um soldado da Marinha, da Força Aérea, do Exército, dos Bombeiros Militares ou das Polícias Militares. Não importa, por trás de cada força haverá esta figura honrada e tenaz. Viril e capaz de doar sua vida em prol de toda a nação. Capaz de esquecer que também possui uma família ou que faz parte desta. Esquece de comer e dormir. Não possui finais de semana e não pode se dar ao luxo de relaxar.
Ninguém nos admira. Somos detestados, mas somos necessários. Somos soldados desta nação. Somos os que estão preparados enquanto todos estão sossegados. Os que batem seus coturnos enquanto muitos estão com seus chinelos ou sapatos de salto fino.
Os que levam tiro para que não leves. Aos que se arriscam para defender seu direito de ir e vir.
Sou Policial Militar e sei o que enfrentamos nas ruas todos os dias. Sei o que é encarar uma situação difícil e que as opiniões nem sempre nos serão favoráveis. Muito pelo contrário, na maioria das vezes, nos serão desfavoráveis. Mais isso faz parte da profissão. Isso é ser um Soldado.
Servir e Proteger
Todos são passíveis de cometer erros. Para nós, Soldados, principalmente os que trabalham com a segurança pública, pode resultar em fatalidades e não passará em branco pela mídia. Saibam que nossas leis e códigos são, muitas vezes, mais severas do que a que os civis estão sob égide e nada do que ocorre nas corporações militares passa sem um inquérito policial militar. Tudo é investigado.
Desculpem o desabafo, mas gostaria que a população passasse a sentir mais empatia por seus Soldados. O contrário também deve ser feito.
Quando descobrirmos que um depende do outro para que a tão sonhada Paz seja, enfim alcançada, talvez sejamos uma Pátria muito mais feliz e saudável.
Por isso que repito: nada seríamos sem os Soldados.
Para finalizar, uma poesia escrita por Priscila Wersdorfer Tomazini, como forma de homenagear não só os Soldados da PM, mas todos os militares:
SOLDADOS DE UMA GUERRA COTIDIANA
Noite que se aproxima
Com minha Viatura ao QTH irei chegar
Sem saber como serei recebido
Não devo e não irei me amedrontar
O COPOM irradia uma briga entre familiares
Chegando eu pude constatar:
Marido e mulher, junto das crianças, começam a chorar
Começo, então, a questionar
E da melhor maneira consigo solucionar
Crianças felizes com os pais unidos outra vez
Término de serviço e para minha casa irei
Com a alegria do dever cumprido
E, por fim, descansarei...
Comentários