4348

Visualizações

Compartilhar

Adicionar um comentário

Policiais só são machos fardados e armados. Tira essa farda que eu quero ver.

Se você é policial e ouviu isso, ria, mas ria muito e continue fazendo seu trabalho. Mas ria depois pra não comprometer a ação.

Ao percorrer as redes sociais, me deparo muitas vezes com essas frases de gente maluca e que não sabe realmente qual é o papel da policia. Policial nenhum tem que provar nada a ninguém amigo. Não tem que provar que é melhor que você na porrada, no tiro, na vida. Nada. Ele só precisa fazer cumprir a lei e a ordem independente do que você acha dele ou da opção sexual dele.

A Constituição Federal, no artigo 144, explica quais são as funções das polícia. Mais precisamente o parágrafo 5º, está descrito as duas funções principais da polícia militar no caso, que são: fazer o policiamento (patrulhamento) ostensivo e preservar a ordem pública.

Segundo Aurelio, a expressão "autoridade", conceituada como "aquele que tem por encargo fazer respeitar as leis; representante do poder público" (Dicionário Aurélio Eletrônico, versão 2.0) é utilizada pela legislação pátria para designar "o poder pelo qual uma pessoa ou entidade se impõe às outras, em razão de seu estado ou situação.

Então amigo, o policial representa o estado e não precisa provar pra você que ele é mais macho que você somente quando esta fardado e armado. 

Além disso, a segurança de qualquer policial que faça isso estará em jogo e não é isso que ele precisa. Não precisa provar nada pra ninguém e se possui a arma é para ser usada em sua própria segurança e de terceiros. Você esta assistindo muito filme de holywood pra querer que policiais saim na porrada com você só porque você quer.

No livro SOBREVIVÊNCIA POLICIALHumberto Wending relata varias situações de reação a atividade policial. O uso progressivo da força e como o policial deve encarar as situações que se apresentam. Em resposta a um leitor, que que fez a seguinte pergunta: "Agressor menos letal ou agressão letal? Como deveríamos classificar um agressor que entra em luta corporal com um policial e tenta pegar sua arma de fogo ou tonfa?"

Ele respondeu sabiamente:

"Se o policial for atacado por um agressor que não possui uma arma e assumir que, por essa razão, a agressão é menos letal, ele pode selecionar um nível de força inadequado. Isso pode permitir que o agressor tenha acesso à arma. Numa situação assim, a "classificação" da letalidade ainda pertence e está na mente do agressor, pois pode ser que a agressão termine sem consequência mortal para o policial. Pode ser e pode não ser. Dada a dúvida, o policial deve assumir sempre como uma agressão letal, ou, no mínimo, potencialmente letal (para tonfa, por exemplo). Mas isso ele só vai saber se perder a luta. E como na sequência ele pode perder a vida, então o pior resultado deve sempre ser considerado."

Entendeu?

Nunca mas nunca mesmo um policial deve sair no soco com alguém a não ser que seja extremamente necessário e não ouve outros meios de resolver a questão. Se você fizer isso deliberadamente terá que aceitar as probabilidades e isso não faz sentindo.

SUPERIORIDADE NUMÉRICA é algo que aprendi há muitos anos no curso de soldado. Aprendi que, para nossa segurança sempre temos que estar em maior número, ou em casos excepcionais podemos agir em menor número mas aí os riscos são maiores e a ação tem que ser mais vigorosa de forma a conter rapidamente e segura a ação doa agentes.

A equipe deve agir com segurança observando princípios como: superioridade numérica, superioridade de armamento, equipamentos de proteção individual e demais condutas operacionais que minimizem os riscos ao policial decorrentes de uma possível agressão por parte do(s) in-frator(res) da lei.

Em algum lugar você leu: " Deve o policial se engalfinhar com o agente para provar que é mais macho também quando não estiver armado e de farda."

Quem não tem segurança não pode oferecer segurança

SSRAU-  Segurança, Surpresa, Rapidez, Ação Vigorosa e Unidade de comando. São coisas que devem sempre estar na mente de todo profissional que trabalha com segurança pública. Ao iniciar o serviço o policial deve estar focado no seu serviço, no que vai fazer. Se estiver disperso ou pensando em contas ou problemas em casa, poderá  colocar a sua vida e a de seus companheiros em risco. Além da sua vida o combatente é responsável pela vida do seu companheiro de guarnição e da sociedade que jurou proteger. Poucos minutos em um dia de serviço destinado a um treinamento de abordagem podem salvar sua vida. Treine independente dos outros, isso não é vibração e sim preservação da vida, da sua vida.

Treine para ficar vivo

Se depois de ler o texto acima você ainda acredita que policiais devem se engalfinhar com agentes, creio que precisa ler de novo e de novo e de novo ate entender que a policia não precisa provar nada pra ninguém.

Você pode até tentar entrar na mente do policial e criar algum tipo de interferência no julgamento dele, porém há um risco sério de ele não querer brigar no soco com você, ser mais volátil que você e usar a arma de fogo. Pense que se você esta conseguindo essa interferência psicológica, o mesmo não tem controle sobre suas emoções, esta em uma situação que ele pode muito bem sair do pouco controle que ainda tem, já que você está interferindo, e usar a arma. Eu não faria isso com alguém armado, nem se ele não for policial.

E você policial, não entre no jogo. Você é o representante do estado, o cumpridor da lei e da ordem e não precisa provar ao ser a sua frente que é mais macho que ele. Você já é melhor que ele nessa situação. Você cumpre as leis e as faz cumprir. Não é pessoal é sim profissional.

Lembre-se dos três pilares básicos do serviço bem feito:

Legalidade - Necessidade e Proporcionalidade

Falaremos disso em outro texto.

Veja nos vídeo abaixo o resultado de uma abordagem sem a superioridade numérica.

Entre na comunidade: Sobrevivência Policial

Compre o livro: Clique aqui!

Servir e proteger
Written by Samuel Formento

CEo warfare - Live By The code, Ex Policial Militar e um sobrevivente como você.


LOJAS EXCLUSIVAS ONDE VOCÊ ENCONTRA OS PRODUTOS WARFARE:

01- LOJA DO POLICIAL

02- VALKYR - PRODUTOS TÁTICOS

Comentários
Sobre nós

Nós somos uma empresa orgulhosa do que faz e para quem faz. Continuamos motivados a inovar para oferece sempre o melhor aos policias  e entusiastas. Encontre nessas páginas o seu motivo para se orgulhar também.

Fale conosco
Rua Agua Branca 530 - 1º andar CEP:89032-150 Blumenau/SC
Newsletter