25710

Visualizações

Compartilhar

Adicionar um comentário

Coletes táticos e suas diferenças. Como classificar e saber o melhor para você?

O colete tático é a peça mais utilizada por forças policiais e militares. Diversos tipos e versões são encontrados no mercado mas qual serve para você?

Não temos essa resposta pois cada um carrega o seu conforto , porém podemos começar exemplificando cada um deles e dar nossa opinião. Após isso, você faz seu juízo de valor.

Então vamos lá.

Podemos dividir os coletes em:

  • Porta placas balísticas convencionais:
  • Porta placas de cerâmica
  • Chests Rigs
  • Suspensórios

COLETES PORTA PLACAS BALÍSTICAS

Esses coletes como diz o nome portam uma placa balística geralmente de Kvlar. No Brasil as placas balísticas são produzidas no formato de camisetas o que você deve ficar bem atento na hora de adquirir seu colete pois partes do seu corpo podem ficar desprotegidas devido a não compatibilidade de placas nacionais com os coletes adquiridos no mercado externo.

Muitas empresas no brasil copiam os coletes americanos e por nunca terem usado um colete balísticos na vida, não prestam atenção a esse detalhe. Tenha em mente que coletes não são para bonito, são sim para proteger partes importantes e letais de seu corpo. Se ficar sexi tudo bem mas a função dele não é essa.

Esses coletes porta placas podem ainda serem de 3 tipos:

Lisos: Que somente possuem o espaço para a placa balística não permitindo a você colocar nenhum acessório.

Fixos: Com espaço para a placa balística e alguns acessórios na parte externa, porém não permitindo que você mude essa configuração. Esse modelo foi muito usado na década de 90 e ainda é por algumas forças no brasil.

MOLLE: Com espaço para placas balísticas porem com a face externa Modular de forma que você possa então modificar a configuração de acordo com o que deseja. Esse modelo você encontra ainda com espaço para placas de cerâmica como é o caso de nosso modelo FENRIR.

O modelo POLICE já não tem essa possibilidade sendo o colete mais básico, mas mesmo assim melhor do que os primeiros 2 citados acima.

COLETES PORTA PLACAS DE CERÂMICA OU PLATE CARRIERS

Esse modelo é comumente conhecido como Plate Carrier. Você pode ver o modelo FENRIR PATRIOT que construímos para o GATE/RS.

Esse modelo como o nome já diz serve para placas de cerâmica e somente elas.

São coletes leves e de muita maneabilidade pois seu exterior em sistema MOLLE permite o uso de uma variação de acessórios. Esse modelo é confeccionado com o objetivo de priorizar os movimentos do operador e geralmente não leva acessórios laterais. Você pode ver esse modelo em uso por forças especiais americanas e no brasil com o GATE/RS e COT da PF. Não é muito difundido aqui devido a poucas corporações terem acesso a placas de cerâmica.

Saiba qual sua função e o que pretende levar antes de escolher o modelo de colete tático. Falhar em planejar é um plano para a falha e dele poderá depender a sua vida.

Diversas empresas vendem produtos no Brasil. A maioria para esportes de ação. Verifique se a empresa da qual esta adquirindo seus produtos tem histórico de vendas as forças policiais. Verifique o modelo se esta adequado as suas placas balísticas. A placa balística deve cumprir sua função de lhe proteger. Ela é o seu escudo, não a parte externa. De nada adianta estar sexi e desprotegido.

Proteção em primeiro lugar

CHEST RIGS

O chest Rigs é uma placa com acessórios fixos ou modulares que ficam na altura do peito no geral e alguns modelos tem somente a parte dos equipamentos dispostos no abdômen. Os dois tipos não possuem nada na parte das costas além das fitas da alça. Esse modelo permite a você utilizar o que precisa na parte frontal com rápido acesso. Não possui suporte para placas balísticas e geralmente é utilizado por sobre o colete liso. Assim pode ser retirado sem comprometer a segurança.

SUSPENSÓRIOS TÁTICOS

Os suspensórios táticos são coletes completos, ou seja, possuem a parte frontal e a parte traseira, porém não possuem compartimento para uso de placas balísticas. São também utilizados por sobre outro colete, geralmente liso com as placas. Muitos operacionais utilizam somente ele sem placas em lugares que a proteção balística possa ser dispensada. Alguns modelos como o Omega são feitos em tela respirável justamente por esse motivo. Caso seja utilizado por quem não precisa de proteção balística, se torna mais confortável devido ser transpirável. Já o modelo PEACEMAKER não possui as laterais para ajudar nessa questão auxiliando no controle de temperatura.

COMO ESCOLHER SEU COLETE

Agora que já conhece os modelos, deve fazer as perguntas a fim de analisar qual o melhor modelo para você:

  •          Porque eu preciso de um colete tático? Se você é policial, ou militar das forças armadas, ou ainda GCM, vai precisar de um colete pois deve utilizar placas balísticas. Então sua resposta deve ser. Para me proteger e levar tudo o que preciso é claro. Se você não se encaixa nessa função sua resposta será outra e deve então buscar os critérios necessários no produto que irá lhe atender.
  •          Que tipo de placas balísticas minha corporação usa? Verifique em sua reserva de armamento que tipo de placas sua corporação tem. Assim poderá definir um modelo de colete que melhor se encaixa no seu dia-a-dia. Se sua corporação não possui placas de cerâmica não faz sentido adquirir um colete para elas, pois não terá serventia. Cortas placas convencionais para que sirvam em plates por exemplo é uma pratica não recomendada.
  •          Tenho que ficar muito tempo com o colete? Se sua resposta for sim, talvez você possa optar por um suspensório tático, pois poderá retirar seu peso de vez em quando sem perder a proteção. Se não vai ficar muitas horas equipado, opte pela opção de Colete porta placa modular. A opção de utilizar um colete com bolsos fixos deve ser descartada pois você pode não utilizar todos os bolsos e terá de leva-los mesmo assim adicionando peso a seu corpo desnecessariamente. Além disso, você não vai querer ficar amarrado a uma única configuração. Use coletes com sistema molle sempre e tenha múltiplas possibilidade de configurações.

 Você pode ler mais sobre suspensórios táticos nessa matéria. Clique aqui!

Não se cadastrou ainda para receber nossas matérias? Clique aqui e fique por dentro dos assuntos.

Somos agentes da mudança e você?
Escrito por Samuel Formento

CEO Warfare - Live By The Code - Ex Policial Militar - Ex Militar exercito - Um sobrevivente como você.

Comentários
Sobre nós

Nós somos uma empresa orgulhosa do que faz e para quem faz. Continuamos motivados a inovar para oferece sempre o melhor aos policias  e entusiastas. Encontre nessas páginas o seu motivo para se orgulhar também.

Fale conosco
Rua Agua Branca 530 - 1º andar CEP:89032-150 Blumenau/SC
Newsletter