Com o passar do tempo, as pessoas sob influência de seu regionalismo foram adaptando e aprimorando o preparo dessa “iguaria italiana”. Você pode encontrar Polpetones espalhados pelo mundo recheados com ovos, queijo, carnes defumadas, vegetais, enfim, de tudo quanto é jeito.
O preparo desse prato possui variações, podendo ser feito em fornos a gás ou a lenha, ou grelhados. Tradicionalmente o polpetone é frito ligeiramente e cozido com molho de tomate. Independente da forma de preparar o polpetone bem feito será sempre muito saboroso.
Vamos aos ingredientes e ao preparo.
Para duas pessoas foram usadas as seguintes proporções:
- 150g de Tatu bovino
- 300g de patinho bovino
- 3 Linguicinhas de frango
“Essas carnes são as sobras do churrasco do último final de semana”.
- 4 tomates maduros
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- Azeite de oliva
- 2 ovos
- Queijo provolone
- Farinha de rosca
- Tomilho
- Manjericão
- Alecrin
- Molho de pimenta
- Sal
- Pimenta
- 1 Panela
- 1 faca
- 1 bandeja de forno
Pontuação dessa receita
-
Ingredientes
-
Cor
-
Facilidade no preparo
-
Sabor
-
Tempo de preparo
-
Utensílios
-
Textura
Opinião
A carne preparada dessa forma fica muito saborosa e o proto como um todo pode ser preparado saboreando um bom vinho ou cerveja com a compania de ótimos amigos.
Ótimo
Parte do segredo do sucesso da vida é comer o que você gosta e deixar que os alimentos se entendam lá dentro. – Mark Twain.
Prato tradicional na Itália, o polpetone é um bolo feito com carne moída bovina e suína. Habitualmente servido com algum acompanhamento, como massa ou batata, o polpetone é recheado e preparado com temperos e especiarias, além de farinha de trigo ou farelos de pão, que dão o sabor e consistência ao prato. “O formato também traz certa atratividade ao prato. O polpetone pode trazer diferentes sabores, dependendo do que é misturada à carne moída. É adorado na Itália, faz parte da cultura do país.
Sabores da Itália
Modo de preparo
Na panela fritar levemente as linguiças caso ainda não estejam assadas e picar em pedaço bem pequenos, para que possam ser misturados as carnes.
Moer ou picar o patinho e o tatu, caso não tenha moedor comprar já moído.
Na panela ou frigideira usados para fritar as linguiças acrescentar os tomates picados, meia cebola e 1 dente de alho picados bem miúdos, acrescentar sal, pimenta e manjericão para preparar um molho de tometa, após pronto reservar.
Misturar as 3 carnes temperando com as ervas picadas, sal, pimenta, molho de pimenta, azeite de oliva e 1 ovo. Misturar bem e fazer 2 grandes polpetones.
Abrir cada um ao meio e rechear com queijo provolone, pedaços de tomate e folhas de manjericão. Fechar novamente os polpetones cuidando para não deixar espaço para escapar queijo.
Empanar os polpetones no outro ovo e na farinha de rosca.
Fritar levemente na panela já usada com azeite de oliva.
Unte da bandeja para evitar que grude, ponha os polpetones levemente fritos na bandeja, regue com o molho de tomate e leve ao forno pré aquecido a 200º C por 30 min
Retire do forno, ponha mais queijo provolone “a gosto” sobre os polpetones e volte para o forno por mais 5 min.
Tire e sirva imediatamente.
Dica: você pode servir com batatas rusticas fritas “já ensinado”, purê de batata (purê com gorgonzola fica ótimo), nhoque ou com pão francês caso o polpetone caiba no pão.
.
Comentários