14060

Visualizações

Compartilhar

Adicionar um comentário

Como funciona o Suspensório Ômega?

Se você optou por um suspensório tático e chegou no modelo Omega, parabéns. Você realmente se interessa por equipamentos e esta pesquisando o melhor para suas ações.

Vamos ajudar você nessa escolha informando cada parte do Omega e para o que ela foi desenhada.

O Suspensório Omega foi construído para ser leve e resistente. Utilizamos nele uma tela de poliéster impregnado com PVC, resistente a intempéries, como antirraios UVA e UVB e antimofo.

Utilizamos a tela para que não seja aplicado sobre seu corpo mais uma camada de tecido adicionando mais calor ao seu corpo e assim aumentar a quantidade de suor e a desidratação.

Sabemos que o suor é a forma mais rápida e eficiente de controlar a temperatura interna do nosso organismo, que precisa ser mantido na faixa dos 36,5 ºC para funcionar direito. Acima dos 45 ºC, o calor mata as células e “cozinha” os órgãos internos.

O problema começa quando você coloca sobre seu corpo o colete balístico. Esse adiciona 30 a 40 camadas de tecido de aramida mais o tecido interno e externo que junta tudo isso em uma placa. Com esse colete fica quase impossível de se criar um micro- clima.

O Omega então, deixa com que o ar circule livremente do seu corpo para o ambiente ajudando a diminuir sua sensação de calor.

A parte frontal é composta de duas placas separadas e unidas com zíper. Esse sistema facilita e muito quando você precisar colocar ou retirar o suspensório. Adicionamos dois engates de nylon para dar mais suporte ao zíper e aguentar as suas missões. Então da mesma forma que você usa uma jaqueta, você fechará e abrirá o Omega.

Em cada lado dessas partes frontais adicionamos um bolso fechado por zíper, internamente. Você pode utilizar esses bolsos para levar documentos, ou outro material que se faça necessário. Muito útil por ter um perfil mais baixo e não ficar externamente. Use a parte externa para munição. Nunca vi ninguém dizer após um combate que gostaria de ter levado menos munição.

Na altura dos ombros colocamos uma placa de CORDURA dublada com borracha de EVA para que quando você empunhe uma arma longa a chapa de soleira possa ficar ali diminuído o impacto do recuo de algumas armas. Colocamos duas meias argola sendo uma de cada lado para que você possa utilizar uma bandoleira curta.

Toda a parte frontal em sistema MOLLE vai permitir que você configure o seu suspensório com os acessórios que melhor se adaptam a sua missão. Lembre-se da munição.

A ROCAM do 10 BPM utiliza esse modelo e muitos outros policiais podem ser vistos utilizando como alguns grupos de PPP (Pelotão de Patrulhamento Tático) no estado de Santa Catarina. Em outras regiões, policiais utilizam das mais variadas formas o Modelo Omega.

Cada um desenvolveu o seu estilo de uso porém com a mesma plataforma.

Nunca vi ninguém dizer após um combate que gostaria de ter levado menos munição. Utilize toda a parte externa para levar munição e os bolsos internos para documentos.

Alguns grupos de policiais já utilizam o modelo Ômega a pelo menos 6 anos sem que o suspensório tenha apresentado desgaste que seja necessário o descarte do equipamento. A durabilidade das matérias primas empregadas visa essa economia financeira para cada policial, sem contar no risco que você possa passar se seu equipamento der defeito no meio da batalha.

Suspensório Ômega

Na parte do costado, deixamos um espaço reservado para que você possa levar um cantil de hidratação, sem comprometer a parte externa. Toda a parte traseira também é composta de sistema MOLLE para que você possa levar outros equipamentos com um kit IFAK se necessário, mas quem opera em VTR, o ideal mesmo é não levar nada nessa parte.

A parte traseira e frontais se unem com elástico que são passados por ilhões. Assim se você se abaixar ou precisar de movimento, o colete não aperta e sede de acordo com a necessidade de seu corpo.

Agora que já sabe da construção do colete, vamos falar sobre sua utilização.

Um suspensório Tático pode ser muito útil em seu dia-a-dia, principalmente por ser possível retirar ele com seu peso sem perder a proteção. Essa função faz com que você possa dar aquela aliviada no cansaço corporal para poder continuar. Tirar o peso do equipamento naquela situação de cansaço é tão prazeroso quando finalizar a missão não é? Quem já passou 12 horas em serviço e sabe que seu plantão termina só depois de mais 12 horas sabe do que estou falando.

Então só por essa possibilidade já está valendo.

Mas se sua atividade não é policial e sim de bombeiro, SAMU, aventureiro ou qualquer outras, você pode utilizar o suspensório Ômega por sobre a roupa sem a proteção balística. Poderá levar seus equipamentos e não passar calor com um colete fechado. Ele irá funcionar da mesma maneira com relação aos equipamentos, com a diferença que você não tem todas as camadas da placa balística. Considere-se com sorte de trabalhar nessa condição.

A tela utilizada na construção do Ômega, é muito resistente e deixa o colete com perfil baixo funcionando mesmo como uma base para que seja acoplado os acessórios que você irá precisar.

Com o Suspensório Ômega você pode dirigir sem ter coisas a atrapalhar sua mobilidade nas laterais ou parte das costas. Isso dificulta sua saída inclusive da VTR e pode diminuir seu tempo de resposta em uma troca de tiros. Trabalhar em áreas compactas também ajuda com esse suspensório.

A base de ombro mais larga distribui com mais eficiência o peso que você irá transportar diminuindo assim a fadiga corporal após longas horas equipado.

A alça de remoção na parte superior das costas permite que um operador seja retirado da área de conflito em caso de ser atingido.

Leia nosso artigo sobre os protocolos TCCC para feridos em combate.

Espero que essas informações tenham lhe ajudado na decisão de utilização ou não de um suspensório.

Deixe suas dicas, elas podem ser úteis a outros operadores que possuem as mesmas dúvidas que você.

Leias mais sobre os suspensórios peacemaker

Saiba como montar seu colete tático

Servir e proteger sempre
Written by Samuel Formento

CEO Warfare - Live By The Code - Ex Policial Militar - Ex Militar exercito - Um sobrevivente como você.

Comentários
Sobre nós

Nós somos uma empresa orgulhosa do que faz e para quem faz. Continuamos motivados a inovar para oferece sempre o melhor aos policias  e entusiastas. Encontre nessas páginas o seu motivo para se orgulhar também.

Fale conosco
Rua Agua Branca 530 - 1º andar CEP:89032-150 Blumenau/SC
Newsletter