19999

Visualizações

Compartilhar

Adicionar um comentário

O guia básico de sobrevivencia em mata - Aprender a sobreviver é tão importante quanto o desejo de sobreviver.

 

Sobreviver em um ambiente hostil não é tão fácil quanto parece, ainda mais se você estiver em grupo. A mente de pessoas comuns muda e o instinto de preservação fala mais alto. Pessoas comuns podem se tornar agressivas e ter atitudes que colocam os demais em risco. A maioria dos programas e cursos de sobrevivência sempre são feitos em matas e ou locais inóspitos.

Cabe lembrar ao leitor que mais de cinqüenta por cento de nosso território é formado por regiões de difícil sobrevivência, tais como: Região Amazônica; Pantanal; Caatinga; Montanha, etc. Sua sobrevivência nestes ambientes dependerá única e exclusivamente do conhecimento e prática de sobrevivência nesses locais.

Caso por algum infortúnio, você se encontre em uma situação em um desses locais e necessite sobreviver junto a um grupo ou mesmo sozinho, saiba que alguns conhecimentos básicos são necessários.

Se você não se sente apto a tomar certas decisões em uma crise, deve então estar preparado para seguir a pessoa que seja eleita como líder do grupo.

Caso você seja esse líder, deve estar em condições de prover, em situação de sobrevivência ou adversa, os meios e conhecimentos para que seu grupo não perca a confiança e a vontade de viver. Vale salientar que numa situação extrema, dentro ou fora da vida profissional, todos os envolvidos na situação cobraram da pessoa que é policial ou militar a iniciativa e as providencias para que tudo se resolva da forma mais clara e precisa.

Como  Comandante a partir de agora desse grupo, você terá de estar em condições de prover a sobrevivência de sue pessoal sem deixar de aplicar os conceitos básicos de orientação, segurança, ação de comando, acuidade visual e auditiva e higiene individual.

"Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir. 
James Lovelock, ambientalista

A ocorrência de desastres naturais no Brasil aumentou 268% na década de 2000.Entre os principais desastres com aumento de incidência estão os que mais geram vítimas fatais, como as inundações e os movimentos de massa.
Fonte: Revista Veja.

Aprenda a sobreviver a isso

As atividades relacionadas a sobrevivência estão intimamente ligadas a conservação ambiental. Os ensinamentos aprendidos nos cursos de sobrevivência, quanto ao consumo de animais e de plantas silvestres, só devem ser utilizados em caso de necessidade. Nas instruções, que por ventura, vocês vierem a ministrar deve-se atentar para a mínima utilização de recursos naturais. Sempre que possível utilizem animais domesticados e adquiridos junto a criadouros. Quanto aos vegetais deve-se procurar fazer um manejo nas áreas de extrativismo, para que estes recursos não se extinguam. Nos locais da prática as áreas devem ser mantidas no estado mais natural possível, com a mínima retirada de vegetação destes locais. 

O indivíduo ou grupo de indivíduos, tomando parte ou não em operações militares, ao ver-se isolado em determinada área e tendo necessidade de sobreviver, tenderá naturalmente a movimentar-se em uma direção qualquer na busca de salvação. Será normal esta tendência, mas totalmente errada, pois muitos já perderam a vida por se terem deixado dominar pela ânsia de salvar-se, andando a esmo e entrando, fatalmente, em pânico.

Para que você esteja sempre preparado, tente levar consigo no carro ou próximo a você se possível alguns ítens de sobrevivência em uma mochila ou pochete como a Operato I ou Operator II. Coisas que poderão auxiliar e muito em sua sobrevivência, como bastões de luz químicacadernetas impermeáveis, pontas de flechasbaterias extras, lanternasIFAKTorniquete, Canivete, manta aluminizada, Paracord, Luvas etc.

Regras a serem seguidas no local:

    Guarde essa palavra e decore o que cada letra significa. Isso irá lhe ajudar quando envolto nessa crise ou em outra qualquer, pois os pricípios são imutáveis e servem para qualquer terreno.

Será aconselhável, em tal emergência, que sejam observadas rigorosamente as seguintes regras:

 "ESAON"

     “E”     -ESTACIONE - Fique parado, não ande a toa.

     “S”   - SENTE-SE - Para descansar e pensar.

     “A”    - ALIMENTE-SE - Saciando a fome e a sede, qualquer um terá melhores condições para raciocinar.

     “O”    - ORIENTE-SE - Procure saber onde está, de onde veio, por onde veio ou para onde quer ir, utilizando-se do processo que melhor se aplique à situação.

     “N”    - NAVEGUE - Agora sim se desloque na direção selecionada.

     Como sobreviver significa RESISTIR, ESCAPAR, a sobrevivência em áreas inóspitas estará em íntima ligação com o tempo em que nela se permanecer. Para tanto o homem deverá estar altamente capacitado para dosar suas energias e lançar mão de todos os meios ao seu alcance, a fim de não por em risco a sua vida. Esta capacidade envolve conhecimento, invulgares ao homem comum, onde o uso da imaginação, o empenho, o bom senso e o moral elevado, além do intrínseco instinto de conservação, são fatores preponderantes. Pequenos grupos, quando devidamente preparados, poderão, entretanto, fazê-lo. Boa comida e água são encontrados desde que o homem esteja apto a saber onde, como e quando procurá-las. Assim, em Qualquer situação, deverá considerar como condições primordiais para uma sobrevivência as necessidades de:

ÁGUA - FOGO – ALIMENTOS

Por enquanto, internalize esses conceitos acima e acompanhe as próximas postagens acerca desse assunto. Vamos abordar com mais propriedade essas necessidades e como consegui-las em uma situação de crise. É importante que as coloque em prática de forma a poder se certificar de que isso realmente funciona e se não funcionou como fazer para que funcione. Corrigir erros básicos em uma situação normal para que você não precise perder energia quando realmente precisar da técnica em uma situação real.

Se você ainda não se cadastrou para receber o Guia de sobrevivência na Prática,  Cadastre-se aqui! Para garantir que nossos e-mail cheguem até você, adicione o endereço samuel@warfare.com.br a sua lista de contatos de e-mail. Assim você sempre irá receber nosso material sem perder nada.

Um grande abraço!

Warfare Google+ Estamos no Google+

Gostou?

Participe do nosso Clube de Compras Warfare

Receba ofertas exclusivas e informações sempre em primeira mão.

Ready to wear
Escrito por Samuel Formento

CEO Warfare - Live By The Code - Ex Policial Militar - Ex Militar exercito - Um sobrevivênte como você.

Comentários
Sobre nós

Nós somos uma empresa orgulhosa do que faz e para quem faz. Continuamos motivados a inovar para oferece sempre o melhor aos policias  e entusiastas. Encontre nessas páginas o seu motivo para se orgulhar também.

Fale conosco
Rua Agua Branca 530 - 1º andar CEP:89032-150 Blumenau/SC
Newsletter