Numa aula que tratava da sobrevivência policial, disse aos colegas frases que havia aprendido com o tempo.
São frases que compartilho, na esperança que possam fazer a diferença para você, como fazem para mim.
“Fazer dá trabalho, e ninguém quer ter trabalho!” Aprendi isso com um subtenente do EB. Fazer algo sempre dá trabalho, mesmo que seja para você. Elaborar um treino e fazer com que ele aconteça dá muito trabalho. Mas tem policial que não perde a oportunidade de reclamar. Reclama da falta de munição, do local e horário do treino, etc. Daí o instrutor organiza tudo. E o que o policial faz? Diz que está ocupado e não tem tempo para treinar. Isso é uma desculpa para não ter trabalho.
Depois ouvi a segunda frase, de um Agente Federal, horas antes dele reagir a um assalto dentro de casa e matar um criminoso e ferir outro para salvar a própria vida e os familiares. Ele disse: “Eu treino para ficar vivo!” Esse colega está sempre disposto a ajudar e a ter trabalho. Depois do episódio, ele percebeu, assim como eu, que é preciso estar ao lado dos “vivos”.
A terceira citação foi de um Investigador da Polícia Civil. Ele comentou: “É preciso estar preparado, Humberto!” Momentos depois, ele sobreviveu a uma tentativa de roubo e matou os dois delinquentes.
A quarta frase foi uma demonstração de falta de esperança. Ao ser convidado para um curso de formação de operador de fuzil, o policial respondeu: “Eu não faço mais nada pra polícia!”
Para minha surpresa aprendi a quinta frase: “Humberto, há pessoas que preferem descer enquanto outras escolhem subir!”
Todo policial tem duas opções: deixar que o desânimo e a pirraça o transformem num fantasma ou ser um sobrevivente. Descer ou subir!
Entretanto, caro amigo, a vida é sua. Se você acha que sua conduta está boicotando a polícia, vale informar que você está boicotando a sua felicidade e a própria vida. Mas o seu verdadeiro inimigo não sofre de estresse; não se preocupa com as contas e com os problemas conjugais; não tem que cumprir horário e não fica cansado.
A única coisa com a qual ele se preocupa é estar preparado para acabar com você.
E nenhum criminoso vai inventar uma desculpa para evitar esse trabalho.
Comentários