A cultura de excelência

A busca pela excelência deve ser contínua. Buscar ser um ser humano melhor, um profissional melhor. Você esta fazendo isso?

A palavra excelência, instantaneamente divide as pessoas. Você vai encontrar no mundo atual poucos que a procuram.

Excelência nunca foi a busca do homem comum.

Há um certo elitismo a ela. Você pode encontrar essas pessoas na revista Fortune 500  ou alguns militares no Brasil e até atletas de alta performance. 

Essas pessoas movem suas vidas de forma diferente do que a maioria comum, que se contenta em ser expectador ao invés de ator da própria vida.

Entrou ai o “politicamente correto” em tudo nos nivelando por baixo para que os que não se esforçam não fiquem constrangidos.

No mundo atual, pessoas que se importam com a Excelência, que se destacam aos demais da multidão encontrarão todos os tipos de martelos em movimento no seu caminho para torná-lo como todos os outros pregos.

A busca pela excelência vai isolá-lo daqueles que procuram a mediocridade. Porém, alcançar seu objetivo pode valer a pena.

O que queremos dizer por uma cultura de excelência?

É simples.

Trata-se de ser o melhor que pode ser para a vida. Um ser humano melhor, um funcionário melhor, um chefe melhor, um marido, um filho etc..

Pode ser a excelência física. O homem ou mulher que quer excelência física não vai investir as suas horas de vida com TV. Eles são os tipos de pessoas que fazem crossfit, que correm maratonas e que levantam pesos. Eles geralmente não comem mal, ou bebem em excesso.

Pode tratar-se de excelência em negócios e carreira. Pessoas que se preocupam com esse tipo de excelência, não são o tipo de ser que estão” contentes com sua sorte na vida”, a menos que eles já sejam bilionários.

Você vai encontrá-los trabalhando arduamente em seus negócios ou no empreendimento de alguém. Você não vai encontrá-los se servindo em uma longa fila no McDonalds ou Burger King. Essas pessoas, tem objetivos e os perseguem. Depois os outros dirão que eles tiveram sorte.

No Brasil, empresários são vistos como ladrões, safados. Lucro aqui é motivo de escárnio, de inveja. Mas essas pessoas não desistem mesmo contra tudo isso. São dedicados e perseveram.

Pode ser excelência na aprendizagem. – Candidatos a excelência na aprendizagem, são autodidatas. Aprendem por osmose. Mas o traço comum é o desejo de ser melhor … sempre. E isso que podem sem qualquer coisa. O excelente estudo em primeiro lugar, em seguida, lutar. Os medíocres ficam infinitamente debatendo por que eles perderam e tentando dissuadir os demais a não tentar.

Pode ser ainda a excelência em combate. Lutar é o estado natural do homem. É lá que ele é o mais corajoso e o mais nobre.

Exemplo de busca pela excelência. Canil do 10º Batalhão da Policia Militar de Santa Catarina. o treinamento constante os levou a serem melhores como profissionais e como pessoas, sendo procurados por inúmeros programas de Tv para entrevistas.

A excelência pode ser obtida se você se importa mais do que os outros julgam ser necessário; se arrisca mais do que os outros julgam ser seguro, sonha mais do que os outros julgam ser prático, e espera mais do que os outros julgam ser possível.

Vince Lombardi

Creio que foi Robert A. Heinlein que escreveu: 

Um ser humano deve ser capaz de mudar uma fralda, planejar uma invasão, esquartejar um porco, Comandar um navio, projetar um edifício, escrever um soneto, saldar suas contas, construir um muro, definir um osso, confortar um moribundo, receber ordens, dar ordens, cooperar, agir sozinho, resolver equações, analisar um novo problema, estrumar um campo, programar um computador, preparar uma refeição saborosa, lutar eficientemente, morrer galantemente. A especialização é para insetos. .

Especificidade é para insetos

É assim que devemos viver e nos comportar, e quando chega a hora … de  morrer. Curtiu isso. 

Ser Humano

Segundo Robert A. Heinlein, o ser humano não seria um bebê chorão, nem um viciado em nada, nem obeso, nem estúpido, nem iria deleitar-se com a pobreza ou a derrota, nem fraco, nem imoral. O ser humano seria o tipo que os outros usam como um modelo. 

Essa atitude é um estilo de vida  raro nos dias de hoje enquanto  o nosso mundo mergulha fundo na mediocridade.

Mas acreditamos que a excelência humana transcende a política, economia, leis, bandeiras, tambores e qualquer barreira criada por homens menores.

Excelência em Proteção

Conheço o Gilberto desde sua adolescência quando visitava nossa primeira loja.  Já gostava de aeronaves e produtos militares na época e foi essa Excelência em fazer algo que o tornou hoje piloto de uma das maiores companhias aéreas do Brasil, a LATAM.

Reencontrei Gilberto anos depois quando já fazia seu segundo empreendimento. Uma empresa que produz capas para as partes sensíveis de aeronaves quando em solo.

Ele sentiu o mercado e não parou em ser um excelente piloto, foi além.

A excelência encontra uma maneira. 

Isso é o que tenho procurado fazer com nossa Marca Warfare… nossa tribo. Cultivar valores humanos e sociais.

Não fazemos produtos ruins porque os outros fazem. Não fazemos produtos com matéria prima inferior porque outros fazem. Não. Não somos os outros. Procuramos fazer o melhor.

Filosofia para a vida.

Trabalhamos para melhorar o mundo e o ser humano por meio da Filosofia à Maneira Clássica: uma busca filosófica que ofereça respostas aos problemas contemporâneos. A máxima do oráculo de Delfos continua válida: “Ó homem, conhece a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”

Procuramos incentivar outros que pensam da mesma forma a continuarem. Aqueles que se sentem amassados pela vida e quase desistem, pois a força da mediocridade é imensa e devastadora. Ela te puxa para baixo o tempo todo. São os que não buscam a excelência te dizendo que não vale a pena, que o sacrifício não vale.

Já ouvimos muito isso e por diversas vezes nos curvamos, mas não quebramos.

O mal não descansa e como poderíamos nós descansar?

O mal não está somente em infringir dor ao seu semelhante, mas sim em tirar sua força de vontade, seu trabalho suas habilidades.

Você é daqueles que quer ter vantagem em tudo? Que não dá valor ao trabalho alheio? Quer pagar pouco mas quer receber muito?

Quer desconto para comprar em lojas, em lanchonetes e restaurantes e quer que os outros paguem o preço máximo pelo seu produto ou serviço?

Quer que as lojas se responsabilizem pelo custo do frete mesmo sabendo que esse valor não fica no caixa da loja?

Não devolve o troco errado?

Então você não está buscando a excelência e faz parte da maioria de medíocres que acreditam que o mundo é para servir somente a eles.

Nosso convite é para que você experimente o outro lado. O buscador da excelência. O cara que faz valer a pena e que valoriza o trabalho do outro. Tenha a certeza de que esse sentimento é muito maior para quem faz do que para quem recebe.

O ser humano é capaz de muito mais do que isso e excelência é a única coisa que você nunca vai se arrepender de ter adquirido.


Venha se juntar a nossa busca … sua vida não vai ser o mesmo novamente.

 Cadastre-se para receber matérias que irão impulsiona-lo para a excelência. Clique aqui!

Uma resposta

  1. Falou tudo! Realmente são poucas as pessoas que se dedicam dioturnamente em seus objetivos e ideais. Importante não se deixar abalar pelas críticas dos hipócritas. Quando cair, levantar e continuar em frente, com mais experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 329