Cordura 500D x Cordura 1000D

Quantas vezes já ouviu que Cordura 1000 é melhor que cordura 500? Quantas vezes já se viu diante de poliéster 600 e te falaram que era Nylon 600?

Vamos desmistificar algumas coisas nesse texto para que você possa escolher melhor seu equipamentos da próxima vez que precisar de um.

Durabilidade

Para que um produto dure mais e sirva a seu propósito, ele deve ser confeccionado com matéria prima que suporte a finalidade a qual ele foi produzido.

Vai adicionar peso? Vai ser de uso prolongado? Em quais condições? Tudo isso você deve se perguntar quando escolher qualquer coisa que pretenda usar como equipamento.

Existe uma infinidade de produtos em sistema MODULAR no mercado. A maioria de origem chinesa e produzida em poliéster 600 com resina PVC para dar corpo.

Os produtos em sistema modular te permitem mudar a configuração do equipamento sempre que você precisar, assim você pode utilizar da melhor forma possível priorizando sempre a funcionalidade. É tipo um lego de adultos.

O que você vai levar para a missão depende única e exclusivamente de você, mas que tipo de produto você vai levar e como ele deve ser produzido depende da indústria que o vai fabricar.  

A indústria tenta no máximo prever o que você pode querer utilizar, e a partir disso deve tentar saber com qual matéria prima o produto produzido terá melhor desempenho. Claro que estamos falando de empresas que se importam com isso.

O Que Devo Saber?

Com quais tecidos os produtos que desejo usar são produzidos?  Esses tecidos fazem a diferença na minha escolha, no meu uso no dia-a-dia?

Na Warfare, produzimos  nossos produtos em Cordura 500D.

Porque 500 e não 1000? Porque não o Poliéster 600? É o que vamos te explicar a partir desse momento.

O que é Cordura?

Cordura® é marca registrada da Invista para tecidos de altíssima durabilidade, e são produzidos com fios de alta resistência, com força de ruptura acima da média do mercado.

Apresenta altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas).

Este tecido pode ser tinto ou estampado, é leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo.

Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon, pode adquirir características de repelência a água e óleo.

Nossos tecidos Cordura recebem 2 camadas de resina Acrílica para deixar mais encorpado e por fora um tratamento microbiano e repelência a água.

O hidro repelente não deixa os bolsos 100% impermeável devido as costuras e zíper, porem o deixa mais resistente a água. Isso ajuda a proteger seus acessórios.

Cordura então, é uma marca de tecidos feitos com fios de nylon 6.6, pelos menos os tecido Cordura que originou todo o resto.

Mas é só isso?  Não.

Existem outros tipos de fios da Invista que levam a marca Cordura no Nome e são designados para outros tipos de projetos, vamos nos ater ao tipo de tecido que utilizamos em nossos produtos pois  isso depende muito do material que você quer trabalhar como produto final e o que você espera dele como desempenho.

O tecido CORDURA ® original com fios texturizados

Construído para durar, o tecido CORDURA® original tem desempenho comprovado em muitos dos ambientes mais difíceis do mundo.

Fabricado com fios de filamentos de náilon 6,6 texturizados com jato de ar de alta tenacidade em uma variedade de tamanhos – 330D, 500D, 700D e 1000D. 


 Características

  • Robusto – excelente resistência à abrasão
  • Forte – excelente resistência ao rasgo
  • Repelente de água – opções de acabamento, revestido e laminado
  • 100% fibra de filamento de nylon 6,6 de alta tenacidade

 

Tipo de tecido : Tecido – construções simples, macias, de cesta e ripstop. Pode ser acabado, revestido ou laminado

Porque Usamos Cordura 500D e não 1000D?

Peso.

Simples assim. Devido ao peso do tecido Cordura 1000 em detrimento de seu irmão menor o Cordura 500D.

O cordura 1000D pesa 50% a mais do que o Cordura 500D e isso faz toda a diferença em se tratando de equipamentos de uso profissional. Você já viu uma mochila de alta montanha feita em cordura 1000D?

No geral são feitas em tecidos duráveis mais leves de forma que não acrescente peso a quem utiliza.

Essa é nossa principal preocupação.Peso.

54% De Peso a Mais

Esse é o grande motivo pelo qual utilizamos em nossos produtos o Cordura 500D e não o Cordura 1000D.

Ah mais o Cordura 1000 é mais resistente. Depende.

Primeiro, o denier menor corresponde a um tecido de trama mais apertada por seus fios serem mais finos o que mantém melhor as costuras e o revestimento resistente à água.

Denier é uma unidade de medida usada para determinar a espessura da fibra de fios ou filamentos individuais usados na criação de têxteis e tecidos. Tecidos com alta contagem de denier tendem a ser grossos. 

81% De Resistência

Segundo, o Cordura com menor denier, também tem um “toque” mais suave, tornando-a menos abrasiva contra a pele.
Por ter fios mais juntos desfia menos se rasgado do que o seu irmão 1000 com fios mais grossos.

Terceiro, a resistência a abrasão do cordura 500 é 81% a do cordura  1000, sendo assim, trocamos 19% de resistência a abração a menos por 54% de peso a mais. Faz sentido para Você?

O Que é Denier?

O Vídeo abaixo exemplifica muito o que é e o que isso implica em seu equipamento.

Você pode ver mais sobre tecidos para uso Outdoor no canal do Pedro Lacaz Amaral

Menos Peso de Equipamento Maior Capacidade de Movimentação Em Combate

Um policial leva consigo pesos de equipamentos não negociáveis como placa de proteção balística, arma  e munição. Ele não pode se desfazer desse tipo de equipamento e nem esperar que ele fique mais leve.

O Objetivo dos equipamentos que um policial ou militar leva, é o deixar com a maior capacidade de sobrevivência sendo o mais letal possível.

Equipamentos como capa de coletes táticos, mochilas táticas e porta carregadores modulares pesados, é como entrar em combate com um cara pesado nas costas.

Você perde mobilidade e capacidade de se move rcom velocidade e a munição do seu oponente não se importa com isso.

As cargas que um combatente leva atualmente, são ditadas pelos requisitos da missão, não pelo conforto, porém nós que fabricamos os equipamentos e já os usamos em combate, podem sim buscar melhorar essa situação fabricando produtos com tecidos mais leves.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 3.638