Cordura 500D x Nylon 600

“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. Essa célebre frase de Joseph Goebbels, serve para tudo inclusive tecidos.

Vamos te mostrar como a indústria, principalmente chinesa, acabou criando um nome enganoso para um tecido sintético feito de Poliéster 600.

Nylon 600 não Existe

É isso mesmo que você leu. Nylon 600 não existe e aquele produto que você compra com essa nomenclatura é feito na verdade de poliéster.

Ele nasceu com a proposta de ser mais barato e ser similar ao Cordura que passou a ser amplamente utilizado pela indústria que produz material de uso real.

O que é Nylon Então?

nylon  é um nome genérico para a família das poliamidas, sintetizado pelo químico americano Wallace Hume Carothers em 1935.

Foi desenvolvido durante a II Guerra Mundial e patenteado pela Dupont para uso em paraquedas como forma de substituir a seda. O primeiro produto fabricado com o uso deste novo material foram escovas de dentes ainda em 1938. 

É conhecido mundialmente por ter sido a primeira fibra têxtil produzida na história da humanidade.

O nylon também é muito utilizado para realização de suturas em ferimentos, uma vez que é um material inerte ao organismo e não apresenta reação inflamatória como outros fios de sutura

Poliéster 600 Nacional

Agora que você já sabe que Nylon 600 não existe e que ele é na verdade poliéster, vamos aprofundar um pouco mais na fabricação.

Existe uma diferença gritante entre o poliéster 600 fabricado em industrias brasileiras (algumas) dos fabricados na China. Os materiais chineses são tecidos com tramas mais abertas e preenchidas com resina para dar estrutura. Você pode ver isso em seus produtos, uma camada de plástico que com o tempo se quebra e se solta na parte de dentro dos produtos.

Na imagem ao lado você pode ver a comparação entre poliéster 6000 importado e o Cordura 500.

Sem Norma Técnica Aplicável

Como o poliéster 600 não é regulamentado e homologado por nenhuma marca, não há um  padrão qualidade exigido e nem de gramatura ou garantia técnica.

Quem faz o fio faz como quer e quem tece também o faz como acreditar ser melhor e geralmente isso implica em preço.

A China deixa a tecelagema aberta e enche de resina para conseguir custo. O resultado é o que você recebe. Produtos baratos e não duráveis mas que aparentemente são iguais por fora aos produtos contruídos com Cordura.

Veja na comparação ao lado 2 mochilas similares e note a diferença de preço.

O que é Cordura?

Cordura® é marca registrada da Invista para tecidos de altíssima durabilidade, e são produzidos com fios de alta resistência, com força de ruptura acima da média do mercado.

Apresenta altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas).

Este tecido pode ser tinto ou estampado, é leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo.

Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon, pode adquirir características de repelência a água e óleo.

Nossos tecidos Cordura recebem 2 camadas de resina Acrílica para deixar mais encorpado e por fora um tratamento microbiano e repelência a água.

O hidro repelente não deixa os bolsos 100% impermeável devido as costuras e zíper, porem o deixa mais resistente a água. Isso ajuda a proteger seus acessórios.

Leia mais Sobre Cordura clicando Aqui.

Diferença entre Cordura 500 e Poliéster 600

A grande diferença entre eles é a resistência e durabilidade dos produtos feitos, além é claro do custo.

E isso estamos comparando a poliéster fabricados no Brasil e não os importados. Se comparar ao importados a qualidade dos produtos cais absurdamente como os custos. A comparação entre as mochilas feitas acima já dá uma ideia disso.

O Barato Sai Caro

No Poliéster, popular e erroneamente conhecido por Nylon 600, a tenacidade dos fios é consideravelmente menor, conferindo uma resistência muito inferior ao desgaste provocado pelos ciclos.

A alternativa  mais barata ao CORDURA® em se tratando de equipamentos de pessoas que vão colocar suas vidas em risco para salvar outras pode sair bem cara.

É um conceito similar ao torniquetes de combate que você encontra na China por R$13,00 onde os reais custam até 20 x mais.

Um Belo exemplo de texte efetuado pelo Clube .38 escola de treinamento renomada que dá cursos na área.

Deixar sua vida a mercê de um produto que vai te deixar não mão na hora do combate é condenar a morte seus companheiros de equipe, pois eles terão de tentar concertar seu erro.

A Escolha e o Risco é sempre Seu

Cordura é:
20% mais resistente que o Algodão
10x mais resistente que a Lã
4x mais resistente que o Nylon 400
3x mais resistente que o Poliéster 600

Você vai encontrar produtos de todos os tipos fabricados com matérias primas de péssima qualidade mas que apresentam uma aparência bonita e aparentemente durável.

A Escolha é sempre sua no momento da escolha de seu equipamento e principalmente no momento do uso em combate.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 2.847