Colete Policial - O que Você Precisa Saber

Existem muitos modelos de coletes chamados Táticos no mercado e cada um deles tem características particulares que os definem.

A maioria dos fabricantes nunca sequer usou um colete em situação real e se limita a reproduzir baseado em seu conhecimento raso do assunto.

Isso implica em muitas informações erradas que são disseminadas ao público como verdade e que acabam por confundir os próprios profissionais.

Você esta dizendo que há necessidade de se usar um equipamento então para que se saiba produzir?

Não pequeno gafanhoto. Estou dizendo que é salutar que você saiba buscar informações sobre o uso do produto e em que condições ele será usado para que possa produzir algo que realmente faça a diferença.

Vamos conversar um pouco sobre as variações existentes no mercado e ao final você estará apto a decidir sobre qual modelo você deve comprar.

Tipos de Coletes

Existem 2 tipos básicos de coletes balísticos no Brasil. Vamos nos ater ao modelos que você poderá ter acesso se você for policial. Se você não é policial, isso se limita a 1 modelo somente.

Estamos falando de modelos de coletes e não de nível de proteção balística.

Os tipos de coletes para militares e policias são: 

Placas Flexíveis: Geralmente em formato de camiseta.

Placas Rígidas: Geralmente em formato retangular com ou sem ângulo reto nas pontas superiores.

Placas Flexíveis

Placas Rígidas

As Placas Balísticas Possuem Níveis de Proteção

Esses são os formatos dos coletes balísticos produzidos no Brasil e toda capa chamada Tática deve ser construída em cima desses formatos e o contrario não é verdadeiro.

Se o fabricante de placa balística também produzir as capas táticas, elas poderão então ter o formato que ele desejar baseando em seu RETEX concedido pelo Exército.

Se você é policial terá acesso a esses dois formatos que podem ser adquiridos pela instituição e não por você de forma particular. Se você não é, somente as placas flexíveis estão disponíveis para você.

Os níveis de proteção variam e seguem uma norma denominada NIJ que é produzida pelo National Institute of Justice dos Estados Unidos.

A NIJ é um guia que se destina a fornecer aos seus leitores uma melhor compreensão da armadura corporal e como ela funciona.

 

A mais utilizada atualmente é a NIJ Standard-0101.06 que fornece  uma visão geral do equipamento. 

A NIJ informa os programas de testes de conformidade que devem ser seguidos para garantir a eficácia dos coletes à prova de bala vendidos de acordo com a lei.

A NIJ tem dois propósitos principais.

A primeira é informar aos usuários e desenvolvedores de placas balísticas, políticas e procedimentos sólidos sobre armaduras corporais para sua aquisição ou produção.

A segunda é proporcionar aos usuários uma melhor compreensão da importância de usar uma armadura corporal, usá-la corretamente e cuidar dela adequadamente.

Cada Fabricante brasileiro segue a norma NIJ para produzir seus modelos de placas balísticas e o que difere um do outro é seu corte.

Na figura ao lado, você pode ver um cole de tamanho P feminino de 2 fabricantes nacionais e que diferem em alguns pontos.

Mesmo a placa balística sendo de mesmo tamanho nominal ela difere em tamanho espacial e isso faz a diferença pois pode não servir na sua capa tática.

Quando você escolhe a capa tática, deve ficar atento as medidas da sua placa e as medidas da capa informada pelo fabricante.

Não espere que seu colete sirva de forma justa dentro de cada capa do mercado pois elas são fabricadas para comportar uma variedade de placas balísticas de forma a contemplar mais pessoas.

Então, de nada adianta você escolher o tamanho P, M ou G de sua capa tática se ela não for compatível com a placa que você possui no momento.

O nível de proteção não interfere nessas medidas utilizadas pelos fabricantes, ele esta mais relacionado a outros fatores como trama e urdume dos tecidos, tecidos multiaxiais, Denier do Fio, tecidos unidirecional etc. São projetos desenvolvidos pelos fabricantes de acordo com o objetivo que se destina como nível de proteção + peso ou nível de proteção + área do colete ou ainda nível de proteção + volume.

Tudo depende do que se deseja. 

Até a NIJ 04, não se falava em área espacial dos coletes e por esse motivo esses tamanhos de área diferem um do outro em comparação a cada fabricante.

A NIJ 06 mais atual já prevê tamanhos com mais conformidade para as placas balísticas.

As placas balísticas são certificadas de C1 a C5 que correspondem aos tamanhos de PP a GG.

Quanto maior o colete maior resistência balística e quanto menor, menor o trauma causado. Então quando você utiliza um colete PPPPPPP porque fica sexi, pode estar levando somente peso e não proteção. Os testes feitos levam em consideração a capacidade de perfuração e trauma causado pelo impacto.

Colete Tatico 3A - A Falácia mais Difundida

Essa é uma das maiores falácias do mercado atualmente.

Alguns fabricantes de capas táticas colocam o nome de sua capa como 3A enquanto que 3A é nível de proteção balística e não tem nada a ver com a capa tática induzindo seus clientes ao erro.

Uma capa tática de nome 3A não comporta uma placa de nível inferior ou superior?

O nível de proteção pouco importa para a capa tática. Ela é feita para comportar um volume seja ele do nível de proteção que for.

Nossos Coletes Táticos Fenrir por exemplo. Servem qualquer nível de placas balísticas desde que estejam nos tamanhos de C1 a C5.

Os Modelos Fenrir, servem inclusive as placas flexíveis e rígidas simultaneamente, ou seja, independente no nivel de proteção balística que sua placa possui, ela servirá no modelo se você levar em consideração as medidas espaciais de sua placa balística.

Em cada produto são disponibilizadas as principais medidas da capa e você deve comparar com sua placa balística. Elas não irão bater exatamente com as medidas da sua placa devido ao apresentado acima. Cada fabricante tem um corte e as capas táticas são adequadas para servir a maioria delas.

Verifique as medidas de sua placa e confronte com as da capa. Elas devem ficar o mais próximo possível. A principal que você deve se ater é a altura pois se você adquirir uma capa M e usar uma placa balística P vai ficar sem proteção em áreas importantes.

É importante notar que diferentes modelos de coletes são projetados para proteger contra diferentes tipos específicos de munição. Nenhum colete à prova de balas deterá todas as ameaças.

Não! Uma armadura corporal não é “à prova de balas”.

As agências devem comprar
armadura projetada para proteger contra as ameaças mais prováveis que enfrentam seus operacionais.

No mínimo, as agências
devem considerar a compra de armaduras que protegerão seus operacionais de ataques com suas próprias armas, caso o armamento seja tirado deles durante uma luta.

Armadura Combinadas

Armaduras combinadas são aquelas projetadas para proteger contra as armas de fogo e facas.

Nestas armaduras, os painéis contêm camadas de materiais que são resistentes a golpes, bem como camadas de materiais que são resistentes à balística. Tais armaduras
também pode ser chamado de multiameaça dupla ameaça.

A NIJ fornece uma lista dessas combinações que foram testadas e consideradas
compatível com a NIJ Standard-0101.06 e NIJ
Padrão-0115.00 tanto em sua resistência à balística quanto à facada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 3.964