MACA DE RESGATE PARA TRANSPORTE RÁPIDO DE FERIDOS EM COMBATE

 O CASEVAC é tão importante quanto os cuidados possíveis após o incidente traumático. Há que se prever no planejamento operacional, o veículo para essa finalidade em missões que o risco seja alto.

Uma vítima deitada em um veiculo de transporte de tropa pode ocupar o espaço de 4 operacionais sentados.

Ter capacidade de remoção do ferido em combate deve ser de interesse do grupo que esta em ação, haja vista, as vítimas precisarem ser evacuadas o mais rápido possível após ferimentos significativos.

A fase de atendimento de Evacuação Tática é aquela fase em que as vítimas são movidas do ambiente tático hostil e austero em que foram feridas para um local mais seguro, capaz de fornecer assistência médica avançada. 

A maca de extração deve fazer parte do seu kit de evacuação para ser utilizada nessa etapa.

Há de se levar em consideração, a situação tática e a ameaça hostil que a equipe ainda enfrenta que podem diferir acentuadamente de um cenário para outro. 

Há vários modelos de macas de transporte de feridos no mercado e com inúmeras finalidades. Escolha a que atende as suas necessidade de extração e que não adicionem peso ao seu equipamento.

A diferença entre a vida e a morte é ter as habilidades e materiais necessários para tratar e transportar feridos no campo de batalha.

De acordo com a Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica, quase 90% dos militares americanos que morrem de ferimentos de combate o fazem antes de chegar a uma instalação de tratamento médico.

Locais de Extração

O trabalho policial geralmente é executado em locais de difícil acesso e que muitas vezes não é possível a chegada de aeronave e até mesmo veículos automotores.

É nestes locais que os combates acontecem e que a necessidade de extração rápida do ferido tem de ser feita. A maca de resgate surge para atender essa necessidade de suporte a equipe, seja para transportar o ferido a um local seguro para os primeiros socorros, seja para um local de CASEVAC. 

A maca de resgate é o item que irá facilitar esse transporte sem precisar improvisar ou contar com a sorte de localizar um material a ser improvisado.

Extração por helicóptero

Se existe a possibilidade de seu ferido ser extraído por helicóptero, tenha em mente que você deve prender todas as pontas soltas de bandagens, equipamentos médicos e materiais de prevenção de hipotermia.

Você precisa evitar que curativos e outros itens médicos sejam soprados pelo deslocamento de ar do rotor ou se enrosquem em outros equipamentos.

Utilize a fia de Barrigueira da maca de Resgate para a contenção.

Materiais soltos podem enroscar em tudo, desde galhos de árvores até coletes táticos dos operacionais que estão transportando a maca até peças de aeronaves ou veículos.

Qualquer obstáculo como esse pode causar atrasos na evacuação ou até mais danos aos pacientes ou profissionais de saúde.

Cobertores e materiais de hipotermia à base de papel alumínio são especialmente suscetíveis a serem rasgados pelo vento.

Transporte por Escadarias

Becos, escadarias e vielas apertadas são locais comuns por onde uma equipe tática terá de se movimentar.

A maca de transporte de ferido propicia um melhor deslocamento nessas áreas por ter 8 alças de suporte.

Proteja a arma e o equipamento da vítima de acordo com o POP da unidade ou os requisitos da missão. Limpe e torne segura qualquer arma evacuada com a vítima.

Não evacue explosivos com a vítima, se possível.

Tenha em mente que a equipe médica receptora pode não estar familiarizada com o equipamento ou ter uma maneira de protegê-lo.

Coordene atividades para economizar tempo pois outros membros da unidade podem preparar a macas de extração e equipamentos de evacuação enquanto você faz o tratamento.

Não demore a colocar as vítimas nas macas de extração. Você pode prevenir melhor a hipotermia tirando as vítimas do chão.

Se os desenvolvimentos de situações táticas exigirem um movimento rápido de vítimas, é mais fácil movê-las se já estiverem em macas.

Lembre-se de que se usa outras formas para carregar e arrastar o ferido sob fogo.

Fazemos isso para socorrer a vítima o mais rápido possível. Agora temos tempo para usar a maca de extração.

As macas geralmente são melhores para transportar uma vítima por longa distância.  As Vítimas NÃO precisam ser colocadas em decúbito dorsal em uma maca.

A maca de extração existe apenas para facilitar o movimento das vítimas. A vítima pode ser colocada na melhor posição que facilite seu cuidado e conforto. A vítima deve, no entanto, ser presa com a fita peitoral da maca de extração antes do movimento.

A unidade deve planejar com antecedência como transportará as vítimas no ambiente operacional. Os membros da unidade devem ser treinados no equipamento escolhido.

 Todos os membros da unidade devem saber como abrir e arrumar as macas de extração e ensaiar seu uso durante o treinamento pré missão.

Todos os membros da unidade devem saber quem transportará as macas e/ou onde as macas estão localizadas nos veículos ou quem a carregará anexada a seu equipamento.

Conheça sua maca de extração! Possui alças fixas ou precisa de alças suplementares?

O Equipamento Que Não Pode Faltar Em Sua Missão.

A Warfare produz 2 modelos de maca de extração. Uma construida em Nylon resistente 240 Denier e outra em cordura 500 Denier.

A Maca De Resgate EMT – M é produzida em cordura 500 e possui 2 alças em cadarço de polipropileno de cada lado e uma em cada ponta. Isso permite ser conduzida por duas pessoas se necessário. Possui uma fita estabilizadora de 25mm com engate rápido para manter o ferido seguro.

A Maca De Resgate EMT – G, é produzida em Nylon 240 Denier e é composta por 4 alças de cada lado da maca. Esse modelo não possui as alças das pontas. Ela é transportada em uma bolsa que pode ser anexada a plataformas modulares. Possui uma fita de 40mm estabilizadora costurada ao centro da maca de transporte de ferido e com uma fivela de trava tripla, para não se desprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 3.255