Porque utilizamos Cordura e não poliéster 600 em nossos produtos

Para que um produto dure mais e sirva a seu propósito, ele deve ser confeccionado com matperia prima que suporte a finalidade a qual ele foi produzido.

Existe uma infinidade de produtos em sistema MOLLE no mercado. A maioria de origem chinesa e produzida em poliéster 600 com resina PVC para dar corpo ao produto. Os produtos em sistema molle te permitem mudar a configuração do equipamento sempre que você precisar e utilizar da melhor forma possível priorizando sempre a funcionalidade.

O que você vai levar para a missão depende unica e exclusivamente de você, mas que tipo de produto você vai levar e como ele deve ser produzido depende da industria que o vai fabricar.  A industria tenta no máximo prever o que você pode querer utilizar, mas a partir disso deve saber com qual matéria prima o produto produzido terá melhor desempenho. Claro que estamos falando de indústrias que se importam com isso.

Quais os tecidos que esses produtos são produzidos? fazem a diferença na minha escolha, no meu uso no dia-a-dia?

Na Warfare, produzimos  nossos produtos em Cordura 500.

Cordura® é marca registrada da Invista para tecidos de altíssima durabilidade, e são produzidos com fios de alta resistência, com força de ruptura acima da média do mercado. Apresenta altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas). Este que pode ser tinto ou estampado, é leve, fácil de lavar, seca rapidamente, não mofa e mantém aparência de novo por muito mais tempo. Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon, pode adquirir características de repelência a água e óleo.

Nossos tecidos recebem resina PVC para deixar mais encorpado e por fora um antibactericida e repelência a água. O hidro repelente não deixa os bolsos 100% impermeável porem o deixa mais resistente a água. Isso ajuda a proteger seus acessórios.

Como você pode ver acima, existe diferença na trama do tecido Poliéster 600 e o CORDURA 500d. A trama do poliéster é mais aberta e é utilizado resina de PVC para preencher os espaços que não tem linha enquanto que o cordura, a linha é mais apertada não deixando muito espaço para ser preenchido.

No CORDURA também utilizamos resina porém com outra finalidade haja vista o fio ser mais fino e para que sirva ao propósito de confeccionar bolsas e acessórios, o tecido deve ficar um pouco mais encorpado. A resina então faz esse papel de deixar menos maleável o tecido.

Veja a figura abaixo a trama dos dois tecidos.

 

Os tecidos Cordura podem ser produzidos com fios lisos, tipo 210 d, 280 d, 420 d, 630 d e 840 d, texturizados a ar tipo 500 d, 750 d e 1000 d ou com ambos. Os fios lisos apresentam maior resistência à ruptura por tração e são mais brilhantes, enquanto o diferencial dos texturizados é a resistência à abrasão, são menos brilhantes e têm, portanto, uma aparência menos sintética e mais próxima à lona. 

Atualmente todos os tecidos feitos com fios de poliamida de alta tenacidade da Invista TM são chamados de Cordura. Porém, o tecido original que consagrou a marca e até hoje é mundialmente reconhecido por ser o mais resistente à abrasão, é o produzido com o fio texturizado. 

Porque não utilizamos CORDURA 1000  ao invés de 500?

Primeiro, o denier menor corresponde a um tecido de trama mais apertada por seus fios serem mais finos o que mantém melhor as costuras e o revestimento resistente à água. O Cordura com menor
denier, também tem um "toque" mais suave, tornando-a menos abrasiva contra a pele.
Por ter fios mais juntos desfia menos se rasgado do que o seu irmão 1000 com fios mais grossos. A resistência a abrasão do cordura 500 é 81% a do cordura  1000 e tem menos peso. Todas essas características fazem com que seja a materia prima ideal para a confecção de nossos produtos.
O CORDURA 500 d tem 81% da resistência a abrasão do seu irmão CORDURA 1000 porém é mais macio ao toque.

Os Coletes táticos em sistema MOLLE recebem muita costura em seu tecido para que sejam fixados as fitas horizontais que formam o sistema. Se for utilizado o poliester 600 a resistencia nessas partes ficam comprometidas devido a trama aberta.

Construímos Produtos para a vida toda

Agora que você já sabe porque utilizamos CORDURA ao invés de poliéster 600 vai entender porque apesar de os produtos terem a aparência similar os custos são totalmente diferentes. Tecidos inferiores tem custos inferiores também já que a mão de obra utilizada para fazer o produto não difere da matéria prima utilizada. 

Se você vai utilizar por pouco tempo vale a pena talvez adquirir em poliéster 600 mas se sua vida depende de que o produto não se desfaça na hora do uso, busque produtos mais resistentes e duráveis.

Claro que cada um carrega o seu conforto.

Written by Samuel Formento

CEO Warfare - Live By The Code - Ex Policial Militar - Ex Militar exercito - Um sobrevivente como você.


LOJAS EXCLUSIVAS ONDE VOCÊ ENCONTRA OS PRODUTOS WARFARE:

01- WARFARE - LIVE BY THE CODE

02- LOJA DO POLICIAL

03- VALKYR - PRODUTOS TÁTICOS

Comentários
Sobre nós

Nós somos uma empresa orgulhosa do que faz e para quem faz. Continuamos motivados a inovar para oferece sempre o melhor aos policias  e entusiastas. Encontre nessas páginas o seu motivo para se orgulhar também.

Fale conosco
Rua Agua Branca 530 - 1º andar CEP:89032-150 Blumenau/SC
Newsletter