O Que é MOLLE?

Qualquer pessoa interessada ou procurando montar um conjunto de equipamentos táticos já ouviu falar do termo, mas o que é e como foi criado? 

A Palavra MOLLE é um acrônimo em inglês que significa Modular Lightweight Load-carrying Equipment, ou seja, Equipamento modular de cargas leves.

Foi criado como uma atualização para ALICE ou All-Purpose Lightweight Individual Carrying Equipment utilizado na década de 1990.

Sempre foi uma prioridade nas forças armadas americanas, ter maneiras de os soldados transportarem seus equipamentos com eficiência sem comprometer a integridade do equipamento em si ou a capacidade do soldado de se envolver em combate enquanto o carrega. 

Nos tempos da Guerra Civil Americana, isso era feito usando várias tiras e fivelas que eram primitivas e não faziam o trabalho notavelmente bem – elas não eram particularmente fortes e eram propensas a quebrar, e o equipamento estava preso, mas não seguro o que levou a três problemas: 

  1. Os vários equipamentos de metal dos soldados chocariam uns contra os outros, arriscando quebrar
  2. O barulho do tinido alertaria o inimigo de sua aproximação
  3. A distribuição de peso oscilante prejudicaria o equilíbrio do soldado e causaria problemas nas costas a longo prazo.

O sistema ALICE,foi então  introduzido na década de 1970 e utilizado até a década de 1990 pelos militares norte-americanos, foi um grande avanço, revolucionando a forma como o soldado organizava seus kits, separando o equipamento de combate do equipamento pessoal, bem como o sistema de distribuição do peso pelos ombros , cintura e quadris.

No entanto, as alças ainda permitiam que os itens balançassem e saltassem, o que significava que poderiam falhar, às vezes nos piores momentos possíveis. 

Quem serviu ou serve ao Exército Brasileiro irá lembrar dos cintos NA e seus acessórios como bolsos para cantis e porta Carregadores de Fuzil com esses sistema ALICE. 

Creio que até hoje é utilizado em nossas forças esse tipo de equipamento.
O Exército vem se equipando com melhorias e se adequando as novas tecnologias, e no meio policial, o MOLLE já é bem difundido a muito tempo.

Como o MOLLE funciona?

O equipamento com fitas MOLLE (também conhecido como PALS, ou sistema de escada de fixação de bolsa) permite que você prenda componentes uns aos outros usando uma série de tiras tecidas, criando uma ligação incrivelmente forte que não salta ou empurra enquanto em movimento e, portanto, não não falhar.

O regulamento MOLLE tem pelo menos duas tiras por fixação para garantir uma ligação estável. 

A correia MOLLE é feita de polipropileno para resistência e durabilidade e as melhores mochilas táticas , incluindo todas as mochilas Warfare, têm o sistema MOLLE integrado, permitindo que você personalize sua mochila de acordo com suas necessidades, sejam elas militares ou mochilas de uso diário para usos mais casuais como caminhadas de longa duração ou airsoft. 

Uma mochila ou colete MOLLE terá uma série de tiras horizontais. Alguns bolsos que você pode anexar ao sitema modular são:

  • kit de primeiros socorros
  • coldres de arma
  • Porta Lanternas
  • Porta Carregadores
  • Sistemas de Hidratação
  • Bolso utilitários

Eles são presos tecendo as tiras de cada item umas nas outras, criando uma ligação segura entre sua mochila ou colete MOLLE e o acessório.

Isso garante que seus itens estarão sempre ao alcance e permanecerão seguros, permanecendo no lugar e não balançando, independentemente de sua atividade. 

Quem usa MOLLE?

O sistema MOLLE foi adotado quase assim que foi inventado pelos militares dos EUA, mas seu uso generalizado só aconteceu após o 11 de setembro. Hoje, os melhores militares do mundo usam o MOLLE para transportar equipamentos , incluindo:

  • os militares dos EUA
  • os militares britânicos
  • OTAN
  • o IDF

Mas seus usos vão muito além do militar, especialmente hoje. 

Civis de todos os tipos usam equipamentos MOLLE, seja para exercícios militares, como paintball ou airsoft, ou trabalhos de alta intensidade que exigem que as pessoas carreguem seus equipamentos com segurança por longos períodos de tempo, como guardas florestais, trabalhadores da construção civil e mineiros.

Os equipamentos MOLLE também são extremamente populares para caminhadas ao ar livre – acampamentos de vários dias, alpinismo e mochila.

Nos anos desde a sua invenção e subsequente popularidade explosiva, os acessórios MOLLE foram criados em todos os tamanhos e para todos os usos, adaptando-os a qualquer situação.

  1. Para preparar o equipamento tático MOLLE para você, comece comprando uma plataforma MOLLE, prestando atenção aos limites de tamanho e peso do seu colete ou mochila para garantir que ele atenda às suas necessidades. 
  2. Depois de comprar sua plataforma, procure os  acessórios MOLLE mais adequados para o desafio que está por vir. 
  3. Uma vez adquirido, monte seus itens e aloque para onde tudo vai, prestando atenção extra aos requisitos de peso e quão acessíveis você deseja que certas peças de equipamento sejam. 
  4. Comece a anexar os acessórios MOLLE. Recomendamos esvaziar todas as bolsas e a própria embalagem antes de anexar para garantir uma ligação uniforme e segura. Ao tecer, certifique-se de tecer as tiras juntas em fileiras completas, em vez de prender totalmente cada tira uma de cada vez – isso pode tornar o processo extremamente difícil. 
  5. Por fim, entre cada fileira, certifique-se de apertar as alças para garantir que você tenha folga suficiente para prender completamente o seu acessório ao colete / mochila MOLLE
  6. Depois de montar todo o seu equipamento, teste-o para ver se o peso está bem distribuído e ajuste conforme necessário, se não estiver. Reserve um momento para garantir que tudo o que você deseja ao alcance da mão esteja realmente ao alcance da mão.

Sistema MOLLE Pode Evoluir?

Sim. A mais nova inovação do sistema molle é o chamado LASER CUT que nada mais é que cortes a laser sobre tecidos especialmente desenvolvidos para esse fim.

As fitas foram substituídas por cortes a laser formando o mesmo padrão modular. Isso maximizou a possibilidade de você modular seus bolsos e acessórios de uma forma muito melhor.

As fitas possibilitavam o ajuste a cada 5 cm de altura e limitavam  a quantidade de bolsos que poderia ser possível se colocar.

Com o sistema lase Cut, a possibilidade de instalar mais bolsos foi maximizada.

Saiba mais sobre o sistema Molle em Laser cut em coletes clicando na imagem abaixo.

Saiba Mais Sobre Bolsos Modulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Views: 1.891